quarta-feira, 4 de maio de 2011

O PONTAPÉ INICIAL DE UM CONTABILISTA


Por Julliana Neves

Todo estudante deseja diminuir a distancia entre sala de aula e o mercado de trabalho, com os alunos de contabilidade não poderia ser diferente. Apelar para os programas de trainee e estágios são formas eficazes de alcançar este objetivo, pois isso facilita o uso dos conhecimentos adquiridos na academia, bem como floresce o quanto antes o exercício da profissão, o que pode ser categórico para uma futura carreira de sucesso. Tudo isso sem falar na remuneração.
Na hora de uma seleção de emprego/estágio um dos primeiros fatores determinantes para uma conquista é a gana por aprender, aquele que tem interesse em se deixar instruir e o demonstra tem grandes chances com o contratante. Outro requisito muito importante é o conhecimento técnico e o conhecimento básico nos processos contábeis (o conhecimento do modelo de normas internacionais, o domínio dos processos digitais e as habilidades gerenciais). O conhecimento de base desses sistemas é resultado de bom desempenho em aprendizagem que vai além do meio acadêmico se expandindo por seminários, congressos, cursos e pesquisas extraclasses. Tudo isso faz a diferença na hora de um processo seletivo.
Outro ponto crucial é a visão empreendedora. Gerenciamentos de pequenos negócios individuais ou em sociedade também são considerados como experiência. Mas, cuidado, apesar desta vivencia prática auxiliar nos estudos, não é como um estágio e tende a ocupar muito mais tempo. Ou seja, é muito importante saber conciliar os horários.
O grande lance agora é o programa de trainee. Ao mesmo tempo em que as empresas investem num jovem com o futuro promissor, este estudante ou recém-formado tem a oportunidade de adquirir talento e potencial mandatário, o que resulta numa carreira estável e em longo prazo até mesmo em uma sociedade com a própria empresa. Entretanto, este é um longo caminho, com várias etapas que não podem ser atropeladas. É necessário muita humildade para reconhecer que sempre há muito que aprender, proatividade e acima de tudo força de vontade.

O MERCADO DE TRABALHO É AMPLO, MAS NEM SEMPRE PREENCHER UMA DAS VAGAS OFERTADAS É UMA TAREFA SIMPLES. É NECESSÁRIO ESTAR ALÉM DE DISPONIVEL, QUALIFICADO PARA O CARGO.

Nenhum comentário: